sábado, 21 de novembro de 2009

A Psicologia e a Astrologia - A linguagem dos símbolos (III)


Comecemos então por uma breve exposição dos principais conteúdos abordados pela Astrologia:

1. Um conjunto de dez planetas, com as suas características próprias, entre os quais se encontram o Sol e a Lua que, embora se reconheçam como luminares, para efeitos de trabalho de interpretação, consideram-se como mais dois planetas.

2. Um conjunto de doze signos zodiacais que têm a sua origem a partir de 0º de Carneiro, cabendo a cada signo 30º.

3. Um conjunto de doze casas, cada uma com um significado particular e que se edificam em função do movimento aparente que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo.

4. Os aspectos - Correspondem às relações angulares entre dois ou mais planetas, em função das suas posições diárias obtidas a partir dos dados proporcionados pela Astronomia. Neste caso particular, partimos de dados reais, concretos, elaborados rigorosamente através de complexas fórmulas matemáticas.

É claro que poderíamos referir que a Astrologia ocupa-se de numerosos elementos, como por exemplo, os nodos lunares, alguns asteróides, as estrelas fixas, etc., mas como não estamos interessados, quer em pormenores técnicos, quer em aprofundar um método de análise ficaremos apenas com os quatro pontos acima citados.

Poderíamos ainda, colocar outra questão, de importância fundamental. Como se procede para interpretar uma Carta Natal?

(Continua...)

Sem comentários:

Enviar um comentário