segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Signo do Touro


Touro (21 de Abril a 20 de Maio)
Regente: Vénus
Elemento: Terra
Analogia: Casa II
Estação do ano: Primavera
Corpo Humano: pescoço, laringe, faringe, tiróide
SIMBOLOGIA

Na natureza, simboliza a condensação do ímpeto do signo que o precede. A materialização das forças criativas que se concretizam na abundância das formas, sendo esta segunda parte da Primavera a da vegetação maciça, das verdes pastagens, da subida das essências vegetais e do aparecimento dos primeiros frutos. À imagem do animal, o ritmo novo é lento e de estabilidade pelo peso, a espessura e a densidade da matéria.

A harmonia, a paz, a alegria de viver no inebriamento dos sentidos, dos valores duma Vénus carnal, plena e vibrante de emoções terrestres é a essência da sua natureza. A Lua pela sua exaltação em Touro, participa também desta natureza – a substância em toda a sua fecundidade está entregue ao seu poder de acção produtiva.


PSICOLOGIA

O nativo de Touro, é um ser secundário, é esta a característica chave da sua estrutura psíquica. Traça os seus objectivos sem pressas, com perseverança, num esforço paciente que vence as resistências. O ritmo do impulso interior expõe o nativo ao impacto da impressão recebida, conservando a sua marca. Através do presente, ressente e repensa, o passado, daí a fidelidade, a constância, o apego, a resistência, a paciência, a adaptação lenta, mas também a teimosia, o rancor, a fixação, a força estática, maciça e concentrada.Touro, é um instintivo, um ser puro, em contacto directo com a natureza universal. Os instintos são imperiosos tal como a sua sensualidade, em regra, transbordante. São essencialmente captativos: recolhem e absorvem como raízes no solo. É sobretudo um oral, cheio de cobiças digestivas, com tendência para a obesidade, para assimilar, adquirir, possuir, conservar, viver o mais intensamente possível no mundo do ter. A exaltação da vida reflecte-se no mundo sensorial e faz dele um dionisíaco: encantos terrestres, grandes volúpias, apego à terra e à natureza.


Planeta Regente: Vénus Ano venusiano: 231 dias e 7 horas terrestresPermanência média em cada signo: 21 dias e 6 horasVelocidade Média: 1º 12´por dia

VÉNUS (Algumas considerações)
Simboliza os valores da beleza, harmonia e sedução, libertos da impressão directa que a suave energia do astro produz na alma contemplativa.
Elemento - O Ar.
Idade da vida - A primeira mocidade, saída da adolescência, idade em que afloram os sentimentos.
Princípio geral - Atracção, simpatia, comunhão, harmonização e fusão; características que se afirmam, em particular, no plano sentimental.

Temperamento: Sanguíneo-linfático.
Funções Fisiológicas - Contribui para o equilíbrio do organismo. Em particular as funções renal-urinária e genital feminina.
Patologias Associadas: Tendência para a obesidade.

Funções psicológicas: Vénus, imprime afectos de atracção voluptuosa e de amor, que nascem na apetência orgânica da criança em contacto com a mãe, prolongando-se até ao altruísmo sentimental. O mundo venusiano agrupa numa sinergia afectiva de sensações, de sentimentos e de sensualidade, a atracção simpática pelo objecto, o inebriamento, o sorriso, a sedução, o impulso ao prazer, à alegria, à festa, à afinidade e à partilha, à comunhão afectiva, assim como aos estados emocionais que o encanto, a beleza e a graça comunicam. Com Vénus reina no ser a alegria de viver na festa primaveril do inebriamento dos sentidos e no prazer mais requintado e espiritualista da estética.

Psicopatologia - O delírio erótico.

Morfologia - Corpo bem proporcionado, tendendo para a dilatação; formas flexíveis, suaves e graciosas. Rosto em regra oval, de proporções equilibradas. Tez clara, gestos elegantes e descontraídos, atitudes ligeiras ou lânguidas, a impressão geral é doce, amável, sorridente e divertida.
Profissões - Nos domínios do agradável e do belo; nos meios de prazer. As criações ligeiras, alegres, agradáveis, ternas, voluptuosas e sensuais.
VÉNUS EM TOURO
Aqui Vénus expressa todo o seu esplendo já que se encontra no seu palco de actuação (domicílio). Aqui torna-se extremamente benéfica e generosa. Ela confere o sentimento, a sensibilidade, a cortesia e a sociabilidade. Dá estabilidade e profundidade aos sentimentos e emoções; promete muita sorte com o sexo oposto e com os bens materiais. Esta posição de Vénus inclina ao êxito artístico, especialmente musical. Na via negativa, à luxúria e ao escapismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário