segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Signo de Virgem


Virgem - (23 de Agosto a 22 de Setembro)
Regente: Mercúrio
Elemento: Terra
Analogia: Casa VI
Estação do ano: Fim do Verão no Hemisfério Norte
Corpo Humano: Intestinos, duodeno, cavidade abdominal, baço e vesícula


SIMBOLOGIA

Simboliza na natureza o termo de um longo processo: a semente dá aqui a espiga madura, pronta a ser ceifada; é a ceifa, o armazenamento. Sob este signo de Terra-Mutável, tudo se diferencia, se selecciona, se particulariza e se submete a limites precisos. O impulso vital está no declínio, as forças diminuem, as formas reduzem-se; mas o empobrecimento da vida bruta é compensado por uma ordem do espírito: é o aparecimento da razão, procurando o homem a sua medida na lógica. A energia canaliza-se para a esfera imaterial da inteligência, para a acuidade do espírito. Este signo corresponde organicamente ao intestino na sua função de rede de triagem, de assimilação e de eliminação dos dejectos.

O Signo de Mercúrio, está em afinidade com o astro na repressão da vida sensível, na intelectualização e na socialização a favor dos usos e costumes e das convenções submetidas às regras do bom senso; comércio do espírito pelas ideias vestidas de palavras e comércio da matéria pelo sistema das trocas regulamentadas. O signo e o planeta estabelecem distinções, separações, demarcações, classificações, como a secura separa as partes do todo.

PSICOLOGIA

Temperamento nervoso, no qual, a vida psíquica e mental passa à frente das manifestações físicas. De natureza refinada, reacções desligadas e de comportamento selectivo, apresenta algumas dificuldades de adaptação e de integração na vida ambiente. A recusa do instinto esta na base da personalidade; o ser reflecte antes de agir, chegando a ser minucioso em demasia. Graças a este travão, introduz na sua vida a disciplina e uma ordem que satisfaz um ideal. Daí um lado perfectível, um desejo de cultura ou de perfeição moral que satisfaz uma necessidade de autodeterminação, de segurança de si. Perante a inquietação do desconhecido, prefere apoiar-se nos seus juízos, num cálculo raciocinado, num acto aperfeiçoado.

Prático, realista, o nativo busca a segurança, a quietude, tomando medidas contra o instinto através de mecanismos de defesa sob a forma de retracção do Eu (introversão, reserva, pudor, timidez, sobriedade, sentimento de inferioridade, desapego...). Corresponde ao complexo anal recalcado da psicanálise freudiana: tendência geral para reter, controlar, disciplinar-se, dominar-se; economia, parcimónia, acumulação, conservação; temporização, criação laboriosa no escrúpulo, a mania do pormenor, o apego aos princípios, às regras e às normas; honestidade, consciência, seriedade, aplicação, respeitabilidade, pureza, perfeição; análise, dúvida, cepticismo, lucidez, organização, método, classificação, sistematização e gosto enciclopédico.

O signo de Virgem corresponde ao tipo ambivalente: racional e irracional, económico durante um certo tempo e subitamente gastador, pontual e inexacto, maníaco e desordenado, céptico e supersticioso, crítico e criativo, atarefado e fecundo (em tempos sucessivos) e nos casos extremos e segundo as circunstâncias, polido e hipócrita, preocupado com a etiqueta e desbragado nos termos.

O simbolismo de Mercúrio já foi aflorado quando falámos do Signo de Gémeos. Vamos então descrever o posicionamento do astro no Signo de Virgem. Mercúrio, rege em simultâneo os dois signos.

MERCÚRIO EM VIRGEM

Mercúrio encontra-se em exaltação neste signo, que é também o seu domicílio. Aqui as suas vibrações são poderosas e benéficas. Confere uma inteligência brilhante, inspirada e intuitiva; facilidade para lidar com números e potencialidades poliglotas, matemáticas, terapêuticas e artísticas. As ciências ocultas podem ser uma área preferencial de actuação. O dom de dominar pela palavra escrita e falada pode estar presente, podendo produzir grandes oradores, escritores e jornalistas. Com aspectos dissonantes o egoísmo, o utilitarismo, o extremo apego aos detalhes e a utilização desonesta da palavra podem ser algumas das características menos positivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário