quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Os Aspectos em Astrologia (III)


Existem outros aspectos considerados menores ou secundários mas que podem eventualmente ser importantes para a interpretação de um mapa natal, são eles:

- 30º semi-sextil
- 45º semi-quadratura
- 135º sesquiquadratura
- 150º quincunce ou inconjunção

Destes aspectos destacamos o quincunce ou inconjução:

O QUINCUNCE - (150º - 145º a 155º)

Considerando o signo do Carneiro como referência ao início do Zodíaco natural, o quincunce iniciar-se-ia em Virgem ou na direcção contrária, em Escorpião. Por consequência, diz-se que tem conotação, com esses dois signos, as casas VI (saúde e trabalho) e 8 (negócios, parcerias) e os planetas Mercúrio e Plutão ou Marte.

Parece haver um certo desconforto e ansiedade no aspecto, face à dicotomia pulsão/razão, criando situações difíceis e experiências que exigem um apelo constante à consciência a fim de combater as energias disruptivas que este aspecto produz.

Pode-se tentar resolver os problemas dos quincunces examinando os hábitos emocionais e mentais e os desejos que subjugam o pensamento imparcial e objectivo. A nossa esfera mental guarda memórias que são transmitidas à esfera emocional e física, influindo no sistema nervoso. A esfera mental apresenta afinidades com o planeta Mercúrio enquanto que a física com Marte; geralmente este aspecto cria situações em que é difícil a cooperação ou o ajustamento, precisando o sujeito de algum tempo para chegar ao objectivo desejado, sendo improdutivo forçar as situações. Aperfeiçoamento e transformação de comportamentos, atributos de Virgem e Escorpião são então necessários para a evolução pessoal.
AS DIVISÕES DA QUADRATURA
A semiquadratura (45º) e a sesquiquadratura (135º) são aspectos que causam irritabilidade, embora actuem de forma magnética, estimulando à acção. Por vezes a acção da semiquadratura dá-se apenas no plano mental, enquanto que na sesquiquadratura o impulso é maior. A interpretação dos aspectos menores tem sido omitida, sómente a Astrologia moderna tem-se dedicado aos processos de evolução, por isso só recentemente se tem vindo a estudar esses aspectos.
A quadratura representa a vitória sobre a inércia, a pessoa é compelida a materializar uma atitude, é a concreta realidade. É a potencialidade da acção, como poder ser a paralização. A semiquadratura é um aspecto de exteriorização, de acção tendo em vista a realização de algo, é integração ou ruptura.
Muitas semiquadraturas num mapa natal capacitam a pessoa a disseminar, propagar, sair de si para alcançar um maior preenchimento pessoal, embora sofrendo crises e tensões, ou então assumindo uma atitude oposta e o sujeito tende a omitir-se. Pode ter também uma conotação de casa VI, influindo nas atitudes face ao trabalho, ou na saúde, enfraquecendo-a, trazendo medos inconscientes, conflitos, forçando o sujeito a sair da rotina.

Sem comentários:

Enviar um comentário