sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Luis Vaz de Camões - O Astrólogo (I)


Prólogo
Não resisti em fazer-lhes chegar esta magnífica pesquisa que retrata a importância que Camões atribuiu à Astrologia, bem patente aliás, na sua épica obra, assim como na lírica. Este estudo, traduz ainda, a mestria com que os seus autores, tentam descobrir a data de nascimento do poeta, munindo-se dos seus vastos conhecimentos astrológicos, para "descodificar" na sua poesia, os dados que comprovam, que o seu nascimento se deu a 23 de Janeiro de 1524 às 20h 40m, em Lisboa.

Temos aqui material suficiente para elaboral o mapa astral do "poeta maior" e aceder ao vivido deste génio da literatura; homem de paixões arrebatadoras e de uma natureza desafiadora face aos limites impostos pela corte, que lhe valeram o exílio.



"A CIÊNCIA ASTROLÓGICA NOS LUSÍADAS NO ANO DAS COMEMORAÇÕES DO 480º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DO GRANDE POETA LUSITANO PRETENDEMOS, COMO JUSTA HOMENAGEM, IR AO ENCONTRO DO SEU DESEJO, COLHENDO EM SUA FECUNDA OBRA AS PRECIOSAS INFORMAÇÕES COLOCADAS TÃO SABIAMENTE NOS SEUS VERSOS GENIAIS..

A data do nascimento do maior poeta da língua portuguesa, Luis Vaz de Camões, foi determinada por ele, através de informações astrológicas, as quais inseriu sabiamente entre os magníficos decassílabos de seus Luzíadas, na épica como na lírica e encontra-se definitivamente estabelecida... Assim como as sentidas reminiscências de sua doce amada Dinamene, a Cordeira Gentil, “Alma minha gentil que te partiste”... emocionantemente retratada nos geniais versos camonianos... Dois lobos cruéis roubam-lhe a felicidade: Saturno – o lobo do seu destino -, rouba-lhe a Fortuna, prêmio de Júpiter; e Marte – o lobo do amor rouba-lhe a doce Dinamene, (cujo nome chinês, segundo Antenor Nascentes, aportuguesado em Macau onde a conhecera Camões, é “Ti-Nan-Men”), a linda chinesinha morta em um naufrágio no Rio Mechong, na Indochina...


Diz a tradição que Camões perdeu nesse naufrágio a Gentil Cordeira “Tin-Nan-Men”, mas teria salvo, nadando, os manuscritos dos Lusíadas... Por ocasião do aniversário comemorando 480 anos do nascimento do poeta luso, procurei reunir evidências astrológicas sabiamente inseridas na épica e na lírica do grande vate português. Até 1650 foi tida como verdadeira, segundo um dos seus biógrafos – Faria e Sousa -, a data de 1517. Em seguida modificaram-na para 1524 ou 1525... No Arquivo da Biblioteca Nacional de Lisboa, segundo Mario Saa, encontra-se o registo de um depoimento do século XVI afirmando que Luis Vaz de Camões alistou-se para servir na Índia em 1550, dando como idade 25 anos, o que faz prever que teria nascido em 1525... Era este, aparentemente, o único registro comprobatório da data do nascimento do poeta. Muitas pesquisas se fizeram mas todas permaneceram na estaca zero... Continuava dúbia a informação sobre a verdadeira data de seu nascimento...

(continua...)

Sem comentários:

Enviar um comentário