segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Signo de Caranguejo


Caranguejo - (21 de Junho a 21 de Julho)
Regente: Lua
Elemento: Água
Analogia: Casa IV
Estação do ano: Início do Verão no Hemisfério Norte
Corpo Humano: Estômago, Sistema Linfático, Glândulas Mamárias e Seios

SIMBOLOGIA

O primeiro estádio do Verão que corresponde à formação das sementes e marca o triunfo das forças geradoras maternas. Simboliza igualmente a água original, no momento do ano em que a seiva vegetal penetra os tecidos da natureza em plena fecundidade. É um signo fecundo e mudo, de polaridade feminino-negativa e de ritmo impulsivo. A sua natureza é de essência lunar, sendo a Lua o símbolo da mãe e da criança, da água, do crescimento, da alimentação, da fecundidade, da vida vegetativa, instintiva e inconsciente.


PSICOLOGIA

O complexo materno constitui, em regra, a sua problemática fundamental, que está próximo da sua sensibilidade cinestésica, da sua vida vegetativa; as recordações de infância e o seu apego ao passado são uma constante. Assim, tem tendência para se identificar com a figura materna, para se apegar à família, às recordações e memórias, preferindo o dentro ao fora, o interior ao exterior, o íntimo ao social. É um sonhador, um sentimental, um sensível, um imaginativo, inclinado à submissão passiva e feminina, primeiro à mãe e depois ao mundo. A emotividade desvia-o da acção sobre as coisas para as reduzir à consciência de si, voltando-se o ser para as paragens interiores. É ao mesmo tempo um ser introvertido, contemplativo, lírico, reduzido ao sentimento da sua pessoa, sonhando a sua vida ou vivendo o seu sonho. É um romântico que tem o amor do maravilhoso, do fantástico e da magia.

Por vezes, sob a influência de Saturno ou de Urano, pode opor-se por defesa à influência materna; é a reacção, seca e fechada, contra tudo o que é afectivo, emotivo e instintivo. Há uma maior cerebralização dos sentimentos e alguma dificuldade em expressá-los, apesar da riqueza do seu mundo interior.

Planeta Regente: Lua

A Lua percorre, em média, 13º 10’ 36’’ do zodíaco, por dia; passa 2 dias, 4 horas e 38 minutos em cada signo e dá uma volta completa ao redor da Terra em 27 dias, 7 horas e 43 minutos, sendo esta a duração do “ano” lunar.

A LUA (Algumas considerações)
Simboliza as mudanças relativas à rapidez do movimento e das fases do astro.
Elemento - A Água.
Idade da vida - A infância. A idade da semente.
Princípio geral: O feminino-materno, a receptividade, a fecundidade, a gestação, a reprodução e o crescimento. Representa a força da vegetação e da fertilidade da natureza.
Funções fisiológicas - Funções digestivas (estômago, intestinos) e reprodutoras (ovários, seios).
Patologias Associadas - Hipotermia, hipoastenia, hipotensão e epilepsia.
Funções psicológicas: A Lua rege a vida infantil, arcaica, vegetativa, autista e anímica da psique, esse lado “inferior”, a que Ptolomeu chamou “a alma animal”. A zona lunar da personalidade é uma zona nocturna, inconsciente, crepuscular, pulsional e instintiva. É a zona primitiva que habita em nós, mas que permanece adormecida, vivaz ainda no sono, nos sonhos, no imaginário e que molda a nossa sensibilidade. Representa a nossa natureza emocional mais íntima e profunda.
Psicopatologia: Processos de interiorização e de regressão; complexos de inferioridade, histeria.
Morfologia - Do tipo infantil. Corpo dilatado, por vezes adiposo, pesado (embora haja raros lunares longilíneos); formas ondulantes, diluídas, esbatidas. Rosto redondo de fronte arqueada e lisa, com limites imprecisos; sobrancelhas e arcadas pouco pronunciadas; olhos grandes, à flor da pele; nariz pequeno, escavado na base e levantado na extremidade; tez pálida. Traços de conjunto embotados, apagados, indecisos, inacabados. Expressão espantada, ingénua, por vezes ausente, vaga ou receosa, com gestos suaves, evasivos. Impressão de indolência (ou de nervosismo), de doçura, de sonho, de silêncio.

Profissões: As que consistam em proteger, criar, manter, guardar, procriar ou reproduzir (alimentação, vestuário, mobiliário, criação; actividades relacionadas com a criança (puericultura, ensino, grandes instituições) e o público (política, artes). O género íntimo e pessoal – poesia, sobretudo lírica, conto, fábula, diário íntimo, folclore, história; melodia, poema sinfónico; o intimismo pictórico.

LUA EM CARANGUEJO

Este é o domicílio da Lua e aqui ela encontra-se em excelente posição, prometendo imensa popularidade e fazendo o nativo elevar-se acima do meio onde nasceu; confere sensibilidade e imaginação; desperta os sentidos interiores, inclinando para o oculto e para o misterioso, seja em sentido científico ou místico. Pode proporcionar elevada inspiração literária ou musical e ao mesmo tempo a compreensão e a admiração do público. Em certos casos indica uma excepcional inclinação para a arte culinária. Em dissonância a instabilidade, irritabilidade, gula, preguiça, indiscrição e a credulidade podem ser características destes nativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário