terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Signo de Aquário


Aquário - (21 de Janeiro a 19 de Fevereiro)
Regente: Úrano
Elemento: Ar
Casa: XI
Estação do ano: Auge do Inverno no Hemisfério Norte
Corpo Humano: Circulação periférica e sistema nervoso central.

SIMBOLISMO

Simboliza na natureza a primeira assimilação da semente novamente semeada que se integra no meio terrestre. Signo de Ar-Fixo, não representa nem o vínculo do espírito dos Gémeos, nem o vínculo do coração da Balança, mas o da alma, revelado pelo mundo das afinidades electivas cujo resultado é o da fraternidade universal. Face ao Signo oposto, o Leão, que personifica a realização do indivíduo cuja vontade está inteiramente ao serviço do Eu, o Aquário representa o acesso ao estádio superior da pessoa pela aceitação do outro. A tradição fez de Saturno o planeta regente deste signo, mas com a descoberta de Urano, a regência passou a ser a deste último.
PSICOLOGIA

O Aquário é de uma natureza íntima “angélica” que pertence mais ao céu do que à terra, tendendo a libertar-se espontaneamente do peso dos elementos materiais e a afastar-se do instinto sentido como uma opacidade contrária à sua natureza aérea, volátil, transparente, límpida, espiritual. Tem a capacidade de desprender-se de si próprio, de desligar-se das suas pulsões instintivas a ponto de as ver como algo de estranho, pois a paixão toca-o mas não o perturba. O ódio foi banido do seu coração e consegue distanciar-se face às contingências materiais e às situações dramáticas da vida, que parecem não o atingir. Disso tira ele uma certa serenidade, uma harmonia de carácter e uma aspiração idealista e espiritual de viver. A sua disposição afectiva fundamental é a do acolhimento, do conselho, do socorro; daí o seu sentido de amizade tão profundo e arreigado. É muitas vezes pequeno de constituição, mas enorme na sua superioridade intelectual, moral ou espiritual.

Planeta Regente: Urano

Ano Uraniano: 30.568 dias terrestres

Permanência média em cada signo: 7 anos , 11 meses e 22 diasVelocidade média: 0º 0’ 42’’ por dia

ÚRANO (algumas considerações)
Valores associados ao electromagnetismo, à electricidade.
Elemento - Ar
Princípio geral - De intensidade; arquétipo da individuação, que desnuda, despoja, rejeita, recusa, liberta, reduz ao essencial, monopoliza, focaliza, coagula, reduzindo tudo à mais explosiva unidade, ao absoluto.

Psicologia - A tendência dominante reside numa retracção e numa defesa contra o meio: trata-se, para se ser o que se é, de se demarcar, de se distinguir das origens e dos quadros formativos: ser diferente. Individualista e independente, o uraniano segue o caminho da inadaptação, da revolta, da excentricidade, ou mesmo da originalidade criadora. A esta tendência associa-se outra: um totalitarismo da acção e da paixão, aptidão para concentrar-se totalmente numa intenção exclusiva, com a possibilidade de levar a fundo a mobilização das suas forças íntimas. Este processo tende paralelamente a ser um esforço para uma maior tomada de consciência, uma tensão racional voltada para a conquista do absoluto, num paroxismo do Eu, numa sobrecarga de alta tensão. A terceira tendência, a par das precedentes, consiste numa orientação para o inconvencional, o excepcional, o heterodoxo, a novidade. A recusa da vida incrustada, das normas, rotinas, contingências, convenções e sendas batidas alia-se ao convívio com o desafio, o escândalo, a violência, que lhe duplicam as forças. Eis, portanto, um “extremista”, possuído pela lei do frenesim, amante das façanhas, das proezas. Quer ir até aos limites extremos do seu poder e alargar infinitamente os limites do impossível. Está votado a desempenhar o papel de “Prometeu” (êxito) ou do aprendiz de feiticeiro (inêxito).
Patologias Associadas - Os reflexos nervosos convulsivos, espasmos, fasciculações, deficiente circulação sanguínea.

Psicopatologia - Hipertrofia do Eu; a paranóia, essa psicose “racional” em que o pensamento, numa reacção unitária fixa-se em torno de uma ideia: de grandeza, génio desconhecido e de perseguição, entre outras.

Profissões - Que consistam em inventar, modernizar; electricidade, electrónica, computadores, Astrologia.

ÚRANO EM AQUÁRIO
No signo do seu domicílio, Úrano exerce uma poderosa influência e estimula todas as qualidades naturais de Aquário, podendo determinar génio inventivo, intuição cósmica, inspiração e inteligência superior. O aquariano com Úrano no ascendente, em norma, é excêntrico e rebelde, possui um carácter recto e uma inesgotável capacidade de trabalho para além de uma personalidade única. Com aspectos dissonantes, o planeta estimula as qualidades menos positivas do signo, conferindo irritabilidade, excentricidade levada ao extremo e um gosto inusitado pelo risco e pela aventura.

Sem comentários:

Enviar um comentário