segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Signo de Leão


Leão - (23 de Julho a 22 de Agosto)
Regente: Sol
Elemento: Fogo
Analogia: Casa V
Estação do ano: Auge do Verão no Hemisfério Norte
Corpo Humano: Coração, sistema cardiovascular, coluna vertebral

SIMBOLOGIA

Na natureza, simboliza a culminação vegetal, a plenitude do fruto, toda a magnificência ou maturidade sob o mais brilhante Sol do ano. Em analogia com o apogeu do Verão, Leão representa a plena afirmação da individualidade, a vontade, a consciência, do “Eu”, a soberania egocêntrica. Se o fogo cardinal do Carneiro é animal, cego e sublime, o fogo fixo do Leão é a expressão de uma força dominada, duma energia-luz disciplinada, dum fogo individualizado consagrado aos poderes e à vontade dirigida do Eu, força central reguladora e radiosa da vida, de calor, de luz e de brilho.Signo solar, em analogia com o coração, simboliza o que é régio na vida psíquica, o que tem de mais nobre o instinto. Mas quando o Leão, encarna muitas vezes, na forma inferior do animal cego pelas forças que não pode dominar, o Sol, personifica a vida adulta, socializada e sublimada, nas suas altas sínteses, é susceptível de desempenhar o papel de um superego tirânico, responsável pelas piores crises interiores e que inevitavelmente se revelarão no exterior.

PSICOLOGIA
As pessoas nascidas sob o signo de Leão constituem uma força da natureza. De constituição atlética e animadas por um temperamento bilioso, vão ao encontro da vida de uma forma decidida, feliz e naturalmente confiante, com aprumo, envergadura, certeza, audácia, com sede de conquista, de domínio e de ambição. Apaixonados, o impulso do Eu leva-os até à hipertrofia tirânica da vontade, sentimento de grandeza, orgulho, sobrestimação de si próprio, necessidade de prestígio, carácter magnânimo, altaneiro; ambição realizadora visível, mobilização das forças íntimas na mais alta tensão interior, ao serviço de uma paixão principal, de um ideal dominante que se torna a alma da sua vida, o centro da sua existência; sentido do poder, das responsabilidades. Existe eventualmente o risco de inflação do Eu, egocentrismo, muitas vezes na identificação com a sua profissão, o seu título, a sua missão... com exibicionismo, máscara social a devorar a individualidade, sendo o ser meio glorioso meio escravo, actor que só existe pelo seu público, dando um valor especial ao facto de ser olhado, apreciado, admirado.
Planeta Regente - Sol

O SOL - (Algumas considerações)

Simboliza os valores da vida, valores de dia, de luz, brilho, radiação.
Elemento - O Fogo.
Idade da vida - A maioridade com os seus ideais.
Princípio geral - Vida, criação, poder, espiritualidade.
Funções fisiológicas - As mais centralizadas e generalizadas; as do coração e do cérebro; a vista; a coluna vertebral.
Patologias Associadas - Processos relativos à hipertermia, hipercombustão, hiperastenia, hipertensão; cardiopatias, perturbações do sistema nervoso central e da vista.

Funções psicológicas - Relacionadas com o Super-Ego (negativo) e o ideal do Eu (positivo), o Sol rege o complexo consciência-vontade, acção-sentimento do real e relaciona-se com o lado superior do psiquismo nas suas altas funções de síntese, nas suas maiores exigências e nas suas aspirações mais elevadas; com a consciência moral, a vida policiada e sublimada que há no Eu, com o seu lado cultural. Representa ao mesmo tempo o vínculo social, a parte da sociedade no ser, de onde derivam as tendências sociais, a moral, a religião, tudo aquilo que engrandece e que enobrece.
Morfologia - Tipo apolíneo. Corpo esbelto, desenvolto, de proporções harmoniosas e elegantes. Rosto largo com uma fronte pura e alta, em forma de arco ou ogiva; nariz grande, muitas vezes ligeiramente aquilino; sobrancelhas altas, largamente desenhadas, de contorno arqueado; maçãs do rosto, maxilar e queixo alongados num único traço nítido e bem marcado; tez clara. Atitude nobre e orgulhosa, reservada, distante, altiva ou teatral, com gestos amplos, largos, espectaculares. Impressão geral de harmonia, amplitude, clareza e distinção.

Profissões - Que conduzam a dirigir, comandar, ordenar, criar e brilhar (director, administrador, esteta, artista, decorador, embaixador...) O género heróico, o grandioso impessoal ou o fausto; epopeia, drama; concerto; o fresco.

SOL EM LEÃO

Aqui intensificam-se as vibrações solares, determinando nobreza, autoridade, coragem, atitude, altivez, grande poder de recuperação e invulgar vitalidade, prometendo fama, prestígio e fortuna. Sob esta influência o nativo é franco, directo, objectivo, ambicioso e honesto. É generoso, tanto nos gastos como no dispêndio de energias. Com aspectos dissonantes o nativo pode apresentar características menos positivas, assim a arrogância, a tirania, a vaidade, a inafectividade e a brutalidade podem por vezes estar presentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário